Você sabia que existem vários tipos de Fertilizantes?
Segundo a legislação brasileira Fertilizante é uma substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, fornecedora de um ou mais nutrientes das plantas.
Fertilizantes Minerais
Os adubos minerais são compostos por substâncias de origem mineral, extraídos de depósitos naturais ou produzidos pela indústria química. Possuem ação rápida e facilitam o calculo de adubação, porém levam a preocupação com outros problemas quando utilizados de forma demasiada e descontrolada. Quando utilizados em excesso podem causar a perda de microrganismos importantes para o solo, alteração do pH, salinização e redução da fertilidade do solo além de causar danos ao ecossistema.
Fertilizantes Orgânicos
Já os adubos orgânicos são compostos de misturas de resíduos originados dos animais, vegetais, agroindústria, indústrias dentre outros. A adubação orgânica repõe a fração orgânica do solo que os minerais não conseguem repor, ou seja, aumenta a vida do solo de forma que ele possa potencializar o fornecimento de nutrientes para as plantas. O adubo orgânico aumenta a capacidade troca catiônica, aumenta a retenção de água no solo, além de diminuir as perdas de nutrientes por lixiviação. Sendo uma excelente ferramenta para melhorar a produção e a fertilidade do solo.
Fertilizantes Organominerais
Por fim temos os adubos organominerais que são a mistura do mineral com o orgânico, onde se tem a fração orgânica junto com a fração mineral. Para essa mistura é necessário verificar a compatibilidade desses fertilizantes para que haja uma interação eficiente.
Ficou interessado?
O Terraplus é um fertilizante orgânico que passa por todo processo de estabilização, não apresenta odor e potencializa o seu cultivo. Consulte o nosso site e saiba mais.
Rayete Sary Eldin Gil Rosa
Engª. Agrônoma